"A diversão no mundo da química!"

"A diversão no mundo da química!"

terça-feira, 27 de abril de 2010

Mais trabalhos maravilhosos de meus alunos

O que dizer da biologia???


Biologia: A ciência que estuda a vida!!!
O que todos nós sabemos é que a ciência no ensino médio é dividida em três estudos química(tema central de nosso blog divertido), física parte essa já especificada por nós nesse blog(que depois será mais explorada) e agora a biologia que iremos a partir de hoje explora-la para que nenhuma parte de nossos estudos de química seja deixado de lado.

O que percebemos ao nosso redor e com essa grande biodiversidade é algo que vai além de nosso entendimento, se não fosse essa extensa fonte de vida que temos a ser estudada não teríamos tantos cientistas, biólogos, químicos, físicos, médicos e pesquisadores em geral extremamente curiosos fazendo tantos questionamentos e tantas novas descobertas...

Há vida em toda a parte ao nosso redor. Evidencia-se no zumbido dos insetos, no canto dos pássaros, no farfalhar provocado por animaizinhos na vegetação rasteira. Existe nas gélidas regiões polares e nos escaldantes desertos. Apresenta-se desde a superfície ensolarada do mar até suas mais escuras profundezas. Bem alto, na atmosfera, flutuam diminutas criaturas. Embaixo de nossos pés, indizíveis trilhões de microorganismos operam no solo, tornando-o fértil para o cultivo de plantas verdes que sustentam outras formas de vida.

Há muitos séculos, pensava-se que o universo se compunha de alguns milhares de estrelas que podiam ser observadas a vista desarmada. Mas, atualmente, com poderosos instrumentos que podem perscrutar os céus, os cientistas sabem que existe muito, muito mais.

Efetivamente, o que se tem observado é muito mais assombroso do que alguém poderia sequer imaginar.

A mente humana pasma diante da imensidão e complexidade de tudo isso. Como comentado pela revista National Geographic (Revista Geográfica Universal), o que o homem agora aprende sobre o universo “o deixa atônito”. Examinando as coisas infinitesimais — os átomos — vemos que existe a mesma precisão. Um átomo é uma maravilha de ordem, assemelhando-se à ordem do sistema solar. Inclui um núcleo que contém partículas chamadas prótons e nêutrons, cercadas por diminutos elétrons orbitantes. Toda matéria é constituída destes blocos de construção. O que faz com que uma substância difira da outra é o número de prótons e de nêutrons no núcleo, e o número e a disposição dos elétrons em sua órbita. Isto significa excelente ordem, visto que todos os elementos que constituem a matéria podem ser dispostos em exata seqüência segundo o número daqueles blocos de construção que contenham.

Comecemos com as menores coisas vivas: os organismos unicelulares. Certo biólogo afirmou que os animais unicelulares podem “apanhar alimentos, digeri-los, livrar-se dos resíduos, mover-se de uma parte para outra, construir casas, empenhar-se em atividades sexuais” e “sem nenhum tecido, nenhum órgão, nenhum coração e nenhuma mente — realmente têm tudo que nós temos”. As diatomáceas [cortadas em dois], organismos unicelulares, extraem silício e oxigênio da água do mar e fabricam vidro, com o que constroem diminutas “caixinhas de pílulas” [frústulas], para conter sua clorofila verde. Certo cientista as exalta tanto por sua importância como por sua beleza: “Estas folhas verdes contidas em porta-jóias constituem pastagens para nove décimos do alimento de tudo que existe nos mares.” Grande parte de seu valor nutritivo repousa no óleo fabricado pelas diatomáceas, que também as ajuda a ficar flutuando próximo da superfície, onde sua clorofila pode tomar um banho de sol. Seus lindos envoltórios silicosos [frústulas], conta-nos este mesmo cientista, existem em uma “estonteante variedade de formas — cilíndricas, quadrangulares, fusiformes, triangulares, ovais, retangulares — sempre adornados primorosamente por gravuras geométricas. Estas são filigranadas em puro vidro, com tamanha perícia, que um cabelo humano teria de ser cortado ao comprido em quatrocentos pedacinhos para caber entre as marcas.” Certo grupo de animais oceânicos, chamados radiolários [pequenos raios], fabricam vidro e, com ele, constroem “broches de vidro, dotados de longas e finas espículas transparentes que irradiam da esfera central de cristal”. Ou, “pontaletes de vidro são dispostos em forma hexagonal e utilizados para fabricar simples abóbadas geodésicas”. A respeito de certo construtor microscópico, diz-se: “Uma abóbada geodésica não basta para este superarquiteto; tem de ter três abóbadas de vidro trabalhadas em relevo, como renda, uma dentro da outra.”

Não há palavras que possam descrever estes maravilhosos projetos — é preciso usar gravuras para isso. As esponjas se compõem de milhões de células, mas apenas de poucas espécies diferentes. Explica um compêndio universitário: “As células não estão organizadas em tecidos ou órgãos, todavia, existe uma forma de reconhecimento entre as células que as conserva juntas e as organiza.” Caso se esmague uma esponja por coá-la num pano, e ela se separe em seus milhões de células, estas células voltam a unir-se e reconstroem a esponja. As esponjas constroem esqueletos silicosos belíssimos. Uma das mais surpreendentes é a Euplectella (cesta-de-flores-de-Vênus), em forma de cornucópia. Sobre ela, um cientista diz: “Ao contemplarmos o complexo esqueleto da esponja, tal como o composto de espículas silicosas, que é conhecido como [Euplectella], nossa imaginação fica aturdida. Como poderiam células microscópicas quase independentes colaborar na secreção de um milhão de espículas silicosas e dispô-las em tão intricada e linda rede? Não sabemos.” Mas, uma coisa sabemos: O acaso não é seu provável projetista.

Mais vídeos de trabalhos maravilhosos de meus alunos

quinta-feira, 22 de abril de 2010

Densidade, o que é e como se faz o cáculo?








Para os meus alunos do João XXIII... nosso ultimo assunto que estará no simulado do dia 29...


O que é densidade?


Densidade é a relação entre a massa volúmica da matéria em causa e a massa volúmica de matéria de referência (a água é geralmente tomada como referência). É uma grandeza adimensional, devido ao quociente. Quando se diz que um corpo tem uma densidade de 5, quer dizer que tem uma massa volúmica 5 vezes superior à da água (no caso dos sólidos e líquidos).
As designações de densidade absoluta e densidade relativa, por vezes utilizados na língua portuguesa como sinónimos de massa volúmica, devem ser evitadas, devido à confusão e ambiguidade que podem originar. Na língua inglesa, o nome "density" designa massa volúmica, pelo que não deve ser traduzido para "densidade"
.

MATERIAL NECESSÁRIO:
- Óleo de cozinha
- Mel
- Água
- Colher de galão
- Corante alimentar
- Copo alto
- Berlindes
- Pedaço de cortiça

COMO FAZER:
1. Coloca a água no copo, cerca de ¼ do copo, junta umas gotas de corante e com a colher de galão mexe bem.

2. Adiciona agora o mel. A água e o mel devem chegar a meio do copo. O que é que aconteceu ao mel, ficou por cima ou debaixo da água?

3. Adiciona agora o óleo de cozinha, deves ter o teu copo cheio até ¾ da sua capacidade.

4. Depois de teres colocado todas as substâncias líquidas, adiciona agora as substâncias sólidas, sabes quais são? Isso mesmo, o berlinde e a cortiça. Onde é que ficou cada uma delas?

5. Consegues observar as várias camadas que criaste no copo.

O cientista explica:
Porquê é que será que os vários líquidos não se misturaram, será que são as substâncias mais pesadas que vão ao fundo?

A água e o óleo são substâncias imiscíveis, isto quer dizer que por mais que tentes elas não se misturam, contudo se tentares misturar a água com mel é possível que elas se misturem.

Conseguiste observar as várias camadas porque estas substâncias têm densidades diferentes, sendo que as substâncias mais densas são as que ficam em baixo (fundo do copo) e as menos densas ficam em cima.

A densidade tem a ver com a massa (peso) que um corpo ocupa num dado volume, assim a substância mais densa de todas é o berlinde, seguida do mel, depois vem a água, o óleo e a substância menos densa de todas é a cortiça.



Como calcular densidade?
Olhem o meu problema:

Volume total do Objeto: 28ml
Massa total do Objeto: 0,11 Kg
A densidade total do Objeto é: ????

Esse Objeto é feito de 2 materiais, um deles é o ferro:

Ferro (Densidade = 7,87 Kg/m³) , qual a densidade do outro material???



D = m/ v

em que:

D= Densidade ( expressa-se em g/cm3 ou kg/m3)
m= massa(peso) ( expressa-se em g ou kg) onde kg= 1000g
v= volume ( expressa-se em cm3 ou m3) onde 1 ml = cm3

Então, entendamos o exercício.
Para se saber a densidade, devemos,primordialmente, dividir a massa pelo volume , pois como diz a fórmula , a densidade é a razão entre a massa e o volume

D = 110g/ 28
D = 3,92 g/cm3

sábado, 17 de abril de 2010

O que a química diz do beijo e da paixão:







A química do beijo e da atração sexual vem sendo estudada há décadas e, em alguns aspectos, ainda é repleta de mistérios.

Beijo de amigo, beijo selinho, beijo comportado, beijo romântico, beijo sensual, beijo de lado, beijo roda-gigante, beijo aspirador de pó, beijo roubado, beijo devolvido, beijo com pressa, beijo sem pressa, beijo tântrico ... Quantos tipos de beijo você conhece? Provavelmente todos. A diferente “nomenclatura” depende apenas da sua geração, da cultura de seu país e de querer, enfim, dar “nome aos bois”.

Por exemplo, os romanos classificavam ou nomeavam os beijos em apenas três tipos: o basium, trocado entre conhecidos; o osculum, dado apenas em amigos íntimos; e o suavium, que era o beijo dos amantes.

No encontro anual da Associação Americana para o Avanço da Ciência (AAAS), realizado de 12 a 16 de fevereiro de 2009, um dos simpósios foi dedicado à “Ciência do Beijo” e, entre outros assuntos, foram discutidos a química do beijo e de prováveis feromônios de atração sexual humana.

A antropóloga Helen Fischer da Universidade de Rutgers em Nova Jérsei (EUA) conta que, assim como os chipanzés, 90 % das sociedades humanas praticam o beijo e acredita-se que o ato de beijar oferece uma vantagem evolutiva.

Segundo matéria de Chip Walter para a revista Scientific American de Janeiro de 2008 (Affairs of the Lips: Why We Kiss), o beijo desencadeia uma cascata de eventos químicos que transmitem sensações táteis, estímulos sexuais, sentimento de proximidade, motivação e euforia.

Para Fischer, o homem prefere os beijos molhados e com a língua em ação, permitindo a transferência de maior quantidade de testosterona à mulher. Testosterona, todos já sabem, aumenta a libido - consequentemente melhora o humor - feminina. O “beijo de língua” também permitiria que os homens percebam, inconscientemente, se a mulher está em sua fase menstrual.
Testosterona


Mas se é no “beijo molhado” que substâncias químicas são trocadas através da saliva, para os casais essa troca pode significar o fim do relacionamento ou o início de uma relação duradoura, até que o último beijo (ou a falta de) os separe.



A química do beijo
No encontro dos lábios, desencadeia-se um processo elaborado de prazer. Todos os sentidos são envolvidos e a química entre as duas pessoas leva a sensações de felicidade e euforia. O beijo assim como o toque são essenciais para o bem-estar do ser humano.

O cérebro

O transmissor neuroquímico feniletilamina, que potencializa os processos cerebrais, aumentando a velocidade dos impulsos elétricos, é o primeiro a ser liberado.

Outros neurotransmissores envolvidos são a dopamina, que desencadeia o estado de euforia, e a norepinefrina, responsável por estimular a adrenalina, que dá energia extra.

Grandes quantidades de endorfina e oxitocina – principais hormônios responsáveis pela sensação de bem-estar – são liberadas. Apenas o ato de imaginar um beijo na pessoa querida já libera os hormônios. Durante o beijo, a sensação é ainda maior, causando o prazer que leva a querer continuar beijando.

O hormônio vasopressina, responsável por ativar a memória, é acionado e leva à lembrança vívida de cada detalhe do momento do beijo.

O Corpo

As pupilas se dilatam.

As mãos suam.

Sente-se fraqueza nos joelhos.

O coração dispara.

Frio no estômago.

O córtex visual do cérebro fica alerta, percebendo os mínimos detalhes do outro.

A voz do amado perto do ouvido cria uma sensação reconfortante.

O olfato e o paladar captam cada mínimo cheiro e gosto associados ao outro.

Beijo elétrico

Como os lábios são uma das regiões mais sensíveis do corpo humano, um beijo envolve cerca de 10 bilhões de células nervosas carregadas de energia.

Mais fotos da galera do colégio João XXIII, esses são meus queridos alunos...











Olha a galera ai...

terça-feira, 13 de abril de 2010

Fotos da galera das 8ªs Séries.




Essa é a minha galera das 8ªs séries, as turmas fizeram ótimos trabalhos de experimentos muito legais, que logo em breve estarão todos postados aqui no nosso querido blog de química divertida...
















domingo, 11 de abril de 2010









Um Sorriso

Não custa nada e rende muito.
Enriquece quem o recebe, sem empobrecer quem o dá.
Dura somente um instante, mas seus efeitos perduram para sempre.
Ninguém é tão rico que dele não precise.
Ninguém é tão pobre que não o possa dar.
Leva a felicidade a todos e à toda a parte.
É símbolo da amizade, da boa vontade, é alento para os desanimados, repouso para os cansados; raio de sol para os tristes; ressurreição para os desesperados.
Não se compra nem se empresta.
Nenhuma moeda do mundo pode pagar o seu valor.
Não há ninguém que precise tanto de um sorriso, como aquele que não sabe mais sorrir.
É pois muito importante saber sorrir. Um sorriso pode dissipar uma angústia, se for simpático, ou aumentá-la se for sarcástico; pode estimular um trabalho, se for de aprovação, ou desanimar quem trabalha se for cínico; pode criar uma amizade, se for sincero e transparente, ou um afastamento se for hipócrita; pode humilhar de modo irreversível se não for autêntico e espontâneo.

O sorriso pode ser um grande auxiliar na educação. Não o sorriso que pactua com a asneira, mas o sorriso que acompanha uma repreensão justa e que mostra ao visado que, apesar da dureza e firmeza da repreensão, há amizade e compreensão.
Um sorriso pode atrair ou afastar as pessoas.
Veja a seguir dicas para cuidar dos dentes:

Pode até parecer um assunto que todos saibam, mas mesmo todos sabendo escovar os dentes e a passar fio dental, muitos cuidam de maneira inadequada dos dentes e pensam que basta passar uma água e pronto.

A escovação dos dentes deve ser feita todo dia e após todas as refeições, não tenha preguiça, depois de comer vá até o banheiro e escove muito bem os seus dentes, não é necessário muita pasta, pois excesso de espuma não significa excesso de limpeza.

Passar fio dental também é muito bom, pois retira sujeira de lugares difíceis para a escova. Troque a sua escova de três em três meses, se ela ficar muito gasta não limpará direito. Se sentir o seu dente áspero e amarelado visite o dentista e faça uma limpeza.

Apesar de não ser um mau crônico nem perigoso o mau hálito pode se tornar uma doença se você não cuidar, porque existem pessoas com tendências a produzir salivas mais quentes, o que causam um super aquecimento da boca, deixando ela “fedida”.

Para você saber como acabar com mau hálito, os dentistas dão a dica, escovar os dentes e preservar a sua boca limpa são as melhores maneiras para se ter uma boca saudável e um hálito puro.

Escove sempre os dentes depois das alimentações, use enxaguante bucal sem álcool, procure sempre comer uma fruta como maça, pêra ou pêssego para limpar os dentes. E quando for encontrar alguém ou estiver em meio de muitas pessoas, procure sempre chupar uma balinha de hortelã que ajuda muito a combater o mau hálito, é só uma questão de higiene.